Ouvir música faz parte da rotina do ser humano, seja entre amigos, em festas ou em casa, seja para estudar ou para dormir. A Bíblia mostra que Davi louvava a Deus por meio da música. Ao longo das últimas décadas, o homem usou diferentes tecnologias para ouvir música, como a vitrola, o rádio, os aparelhos portáteis, como o walkman, e, atualmente, as plataformas digitais.
O que muitos não observam é que as melodias podem impactar diretamente no humor e na memória de uma pessoa. Quantas vezes, ao ouvir uma determinada canção, você se lembrou de alguém ou de um momento, ficou mais feliz ou melancólico?
O espírito da música
Realmente os sons influenciam na percepção do ser humano e isso ultrapassa o mundo físico, como comenta o Bispo Edir Macedo: “toda canção tem alma e tem espírito. A letra da canção é espírito porque fala à mente, fala ao intelecto, à razão (o verso e a prosa). O outro lado da canção é a melodia, que é a emoção. A melodia é como o óleo que azeita aquelas palavras que são o espírito. Então, a mistura da melodia com uma bela prosa, um verso, resulta em uma canção”.
Por isso, o cristão deve tomar cuidado com as músicas que escuta e deve refletir sobre como a melodia ou a letra impactam sua vida espiritual e seu relacionamento com Deus.
O Bispo Macedo acrescenta que as pessoas precisam ficar atentas até quando louvam a Deus por meio de canções, pois a característica mais importante de um louvor é que ele deve ser feito com a inteligência, como o Senhor Jesus ensinou em João 4.24: “Deus é Espírito; e importa que os Seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. O Bispo Macedo dá a explicação: “Ele é Espírito e quer, almeja, que nós levemos a Ele uma adoração em Espírito – quer dizer, racional e consciente – e em verdade, ou seja, de acordo com a nossa sinceridade”.
Há letras que parecem inofensivas, mas a maioria delas leva, nas entrelinhas, mensagens com conteúdo inapropriado ao cristão ou o influencia a viver pelo sentimento. Para evitar isso, é necessário analisar bem cada música, entender seus objetivos e o impacto que ela causa.
Banda Universos
Por entender a importância da música, a Banda Universos, desde que foi criada, em 2018, transmite ensinamentos preciosos por meio de suas produções musicais. Com um estilo eclético, o grupo vem apresentando músicas de diferentes compositores que colocam em suas letras mensagens inspiradoras, que estimulam bons hábitos e transformações de vida.
O nome “Universos” já traz em si o objetivo da banda, que é unir versos que façam a diferença na vida de quem os ouve. “Nossas músicas precisam ter corpo, alma e espírito, ou seja, nos preocupamos com a letra, com a melodia e também com a voz que vai interpretar cada uma delas”, enfatiza Nanda Bezerra, assessora de comunicação da banda.
A Banda Universos se destaca por não possuir integrantes fixos, o que proporciona versatilidade com a participação de talentosos intérpretes e músicos, que transmitem mensagens por meio de um conjunto composto por vozes, instrumentos, arranjos, melodias e letras. O propósito é que o ouvinte foque nas mensagens da música e não no artista. “As músicas têm o poder de mover as pessoas, elas geram sentimentos e até impulsionam atitudes e, por isso, é preciso ter tanto cuidado com elas. Nosso cuidado é para nos certificarmos de que as músicas produzidas pela banda levem as pessoas a Deus”, acrescenta Nanda.
O grupo musical conta com o suporte da gravadora, produtora e distribuidora MJC Music desde o ano de sua criação.
Participações especiais
Atualmente, a banda conta com mais de 100 músicas, contidas em nove álbuns e 35 singles, entre trilhas sonoras de filmes, novelas e séries e músicas clássicas que marcaram gerações cristãs e que foram repaginadas pela banda em novas versões.
Em 2019, o grupo lançou Forte Sou, música oficial do filme Nada a Perder 2. O videoclipe da canção já atingiu 6,5 milhões de views no YouTube e deu à Universos o prêmio de melhor banda na segunda edição do Prêmio Melhores do Ano Gospel 2019. Outros sucessos também surgiram no mesmo ano, como Um Sonho Bom Para Mim, que integrou a trilha da novela Topíssima.
Desde então, a presença de músicas da Banda Universos em produções da Record TV foi constante, como na novela Amor Sem Igual, em 2020; Gênesis, em 2021; e na série Reis, em 2022, inclusive na abertura dessas superproduções.
Nanda também fala da importância de levar boas mensagens por meio das músicas incluídas nessas obras: “as trilhas estão sendo desenvolvidas de acordo com o que está acontecendo na trama e isso ajuda muito para que o telespectador tenha o melhor produto final. As trilhas ajudam a deixar marcado um certo momento na mente das pessoas e, mais tarde, trazem à memória esses momentos tão importantes”, afirma.
Acompanhe
Agora que você entendeu a importância de selecionar bem as músicas que escuta, acompanhe a Banda Universos e conheça seus grandes sucessos por meio das plataformas digitais, no canal oficial do YouTube, nas redes sociais e também pelo site bandauniversos.com.br.
Matéria: Folha Universal
A Banda Universos, conhecida por transmitir mensagens que edificam através da música, lançou o single Derrota Não é Coisa de Cristão. Trata-se de uma releitura moderna sem perder a essência do clássico cristão, originalmente gravado em 1986 pela cantora Thalyta. O single já se encontra disponível em todos os aplicativos de música e já pode ser conferido por meio do link a seguir: https://album.link/derrotanaoecoisadecristao
Na série Reis a composição de cada trilha sonora é produzida para trazer uma mensagem conforme a história do personagem. A harmonia da letra e melodia favorece a cada cena mais emoção e vida ao enredo.
É o que promete o mais novo álbum da Banda Universos - Todas As Garotas Em Mim – TAGEM.